Patricia. Muito prazer!
Sou sansei (3ª geração) de uma família de descendentes de japoneses. Não cresci participando de atividades da comunidade japonesa como muitos de meus amigos, mas por algum motivo desde criança eu sempre gostei de tudo que fosse ligado à essa cultura. Quando criança quis estudar japonês, assisti alguns animes na adolescência, gostava de fazer origami, frequentei alguns festivais e comecei a me envolver com os projetos da comunidade apenas depois que sai da faculdade. Foi uma viagem sem volta.
Comecei a participar de associações, a trabalhar como voluntária em diversos eventos e durante essa trajetória de mais de 20 anos na cultura fui percebendo o quanto do Japão existe dentro de mim. Nasci e cresci no Brasil e estive no Japão algumas vezes. Cada visita a esse país é uma redescoberta de mim. Entendo que sou um pouco daqui e um pouco de lá, uma mistura que carrega alguns dos valores que vieram do Japão com um toque de brasilidade.
Nos últimos anos pude conhecer alguns eventos e comunidades de fora de São Paulo e também fui selecionada pelo governo japonês para o treinamento de formação de coordenadores de atividades da cultura japonesa, promovido pelo Kaigai Nikkeijin Kyokai e pela JICA, para estudar a cultura do Japão in loco. Além de ser um verdadeiro mergulho cultural e um grande resgate às minhas origens, essas oportunidades me deram uma nova visão da comunidade japonesa no Brasil e da cultura que carregamos.
Viajar e conhecer outras culturas sempre foi algo que me fascinou e acredito que isso nos torna pessoas com a mente mais aberta e nos ajuda a entender outras realidades. É ver o mundo com outros olhos. Por isso, compartilhar um pouco desses aprendizados da cultura japonesa foi algo que naturalmente foi acontecendo e é um grande prazer para mim. Me especializei em eventos e como guia de turismo, para oferecer o melhor serviço para você. =^.^=